A obra, pode ser considerada um modelo de leitura bíblica, compõe-se do estudo do pensamento religioso manifestado em seis narrativas poéticas e duas tradições jurídicas do conjunto dos escritos que estabelecem o projeto do êxodo; são pesquisas literário-históricas interessadas na descrição das perspectivas teológico-éticas dos textos em questão; para o autor é de grande importância que o leitor tenha presente as tradições bíblicas e se familiarize com algumas delas, sendo este o principal objetivo da obra; por isso apresenta, para cada texto bíblico estudado, uma tradução literal do hebraico que tenta focalizar os elementos estilísticos, a estrutura literária e a riqueza do vocabulário do texto hebraico, de tal sorte que a tradução portuguesa deixe transparecer o melhor possível a "tradição" que o inspira; o primeiro texto estudado (Ex 2,11-15b) mostra o processo que levou Moisés a assumir sua vocação de libertador dos oprimidos; em seguida, a narrativa de Êxodo 7,14-25 nos induz a pensar que as imagens da primeira praga carregam uma conotação simbólico-irônica, levando-nos a entender que a opressão consiste no fato de que o Egito não vive das águas do rio Nilo, mas do sangue dos escravos; saído do Egito, o povo ainda não foi salvo; precisa atravessar o deserto; estuda-se o texto sobre a cura do povo (Ex 15,17-22): o conjunto da história ensina que a estada dos hebreus no deserto, após a sua saída da sociedade opressora, é, sobretudo, consequência de uma situação causada por uma elite poderosa, mas o povo dos oprimidos, por sua vez, é convidado a experimentar Iahweh como aquele que cura, o que, porém, exige a colaboração da comunidade dos libertados; os cuidadosos estudos de Matthias Grenzer são exemplos notáveis entre nós de profissionalismo exegético e teológico; mostram que os textos bíblicos constituem fonte inesgotável para refletir sobre a vida; mesmo que não possam ser explorados, de um modo direto, para responder a todas as nossas perguntas atuais - uma vez que pertencem, originalmente, a um outro povo e a seu contexto histórico-cultural -, estabelecem modelos de fé e de comportamento que se revelam enriquecedores nos debates contemporâneos; importante informação bibliográfica abrilhanta sobremaneira a obra e abre perspectiva para o aprofundamento de cada um dos aspectos analisados; esta obra faz parte da coleção "Bíblia e História", que se dirige a professores e estudiosos de Teologia e também a todos os demais interessados em aprofundar o conhecimento da Bíblia, da história e da literatura antigas, a fim de alimentar e amadurecer uma fé bíblica.

176 páginas

Editora: Paulinas

O PROJETO DO ÊXODO - MATHIAS GRENZER

R$25,90
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A obra, pode ser considerada um modelo de leitura bíblica, compõe-se do estudo do pensamento religioso manifestado em seis narrativas poéticas e duas tradições jurídicas do conjunto dos escritos que estabelecem o projeto do êxodo; são pesquisas literário-históricas interessadas na descrição das perspectivas teológico-éticas dos textos em questão; para o autor é de grande importância que o leitor tenha presente as tradições bíblicas e se familiarize com algumas delas, sendo este o principal objetivo da obra; por isso apresenta, para cada texto bíblico estudado, uma tradução literal do hebraico que tenta focalizar os elementos estilísticos, a estrutura literária e a riqueza do vocabulário do texto hebraico, de tal sorte que a tradução portuguesa deixe transparecer o melhor possível a "tradição" que o inspira; o primeiro texto estudado (Ex 2,11-15b) mostra o processo que levou Moisés a assumir sua vocação de libertador dos oprimidos; em seguida, a narrativa de Êxodo 7,14-25 nos induz a pensar que as imagens da primeira praga carregam uma conotação simbólico-irônica, levando-nos a entender que a opressão consiste no fato de que o Egito não vive das águas do rio Nilo, mas do sangue dos escravos; saído do Egito, o povo ainda não foi salvo; precisa atravessar o deserto; estuda-se o texto sobre a cura do povo (Ex 15,17-22): o conjunto da história ensina que a estada dos hebreus no deserto, após a sua saída da sociedade opressora, é, sobretudo, consequência de uma situação causada por uma elite poderosa, mas o povo dos oprimidos, por sua vez, é convidado a experimentar Iahweh como aquele que cura, o que, porém, exige a colaboração da comunidade dos libertados; os cuidadosos estudos de Matthias Grenzer são exemplos notáveis entre nós de profissionalismo exegético e teológico; mostram que os textos bíblicos constituem fonte inesgotável para refletir sobre a vida; mesmo que não possam ser explorados, de um modo direto, para responder a todas as nossas perguntas atuais - uma vez que pertencem, originalmente, a um outro povo e a seu contexto histórico-cultural -, estabelecem modelos de fé e de comportamento que se revelam enriquecedores nos debates contemporâneos; importante informação bibliográfica abrilhanta sobremaneira a obra e abre perspectiva para o aprofundamento de cada um dos aspectos analisados; esta obra faz parte da coleção "Bíblia e História", que se dirige a professores e estudiosos de Teologia e também a todos os demais interessados em aprofundar o conhecimento da Bíblia, da história e da literatura antigas, a fim de alimentar e amadurecer uma fé bíblica.

176 páginas

Editora: Paulinas